FENICAFÉ: Envelhecimento da população brasileira beneficiará consumo - Rabobank

Araguari – O mercado consumidor de café brasileiro apresentou “espetacular avanço” nos 15 anos entre 2000 e 2015, principalmente até 2011, quando o consumo interno continuou avançando, mas em menor intensidade.

Segundo dados apresentados pelo analista de café do Rabobank, Jefferson Carvalho, em apresentação na Fenicafé - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que está sendo realizada em Araguari, cerrado de Minas Gerais, entre os anos de 2000 e 2005 o consumo interno de café cresceu 3,3% na média anual, e 4,3% entre 2005 e 2010, “crescimento bastante impressionante para um mercado já consolidado, graças a um esforço coordenado da cadeia”. Já entre 2011 e 2015 a demanda “patinou”, crescendo 1,3% ao ano, nível parecido com mercados mais maduros, como por exemplo a União Europeia.

 “Por que não estamos mais nos níveis de crescimento de consumo de café de antes? É a crise, o desemprego? Será que isto é momentâneo ou estrutural? Estas são as perguntas que devemos nos fazer”, disse Carvalho.

Grandes desafios se apresentam para o Brasil voltar a apresentar um crescimento de consumo mais saudável, salientou o analista, citando particularidades como o país ser o único grande mercado de café ainda em desenvolvimento econômico, possuir uma renda média mais baixa e ainda uma ampla desigualdade social.

Um boa notícia para a indústria, segundo ele, é que a população brasileira está envelhecendo, e as estatísticas apontam que quanto mais velhos ficamos, mais cafés tomamos. Cerca de 89% das pessoas acima de 65 anos tomam café diariamente. “Essa não é uma boa notícia para a Previdência Social, mas é para a indústria de café”, frisou.

 

Fenicafé - A feira é uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil. Este ano, a feira acontece de 21 a 23 de março de 2017, no Pica Pau Country Club, em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

                Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br

 www.facebook.com/fenicafe

 www.youtube.com/fenicafeari

www.instagram.com/fenicafe

 

  

Fábio Rübenich/Agência SAFRAS