Fenicafé alavaca a economia de Araguari

Visitantes de diversas regiões cafeeiras do país participam do maior evento da cafeicultura irrigada do país

A Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura movimenta não só o setor cafeeiro, como também a economia de Araguari. É que todos os anos o evento atraí visitantes de todas as partes do país. Entre eles produtores de café, estudantes, agrônomos e pesquisadores, que buscam na Fenicafé as novas tecnologias de mercado para a irrigação no cafezal.

O movimento é sentido de perto pela rede hoteleira, bares e restaurantes da cidade.

Durante os dias de evento quase todos os leitos dos hotéis de Araguari são reservados para participantes da Feira, incluindo estudantes, visitantes e expositores.

A feira também é uma ótima oportunidade para emprego temporário. Maria Cecília, superintendente da ACA – entidade promotora da Fenicafé, explica que todos os anos, cerca de mil empregos são gerados, diretos e indiretos.

“O trabalho de montagem está previsto para durar 17 dias, incluindo a desmontagem”.

A feira é montada nas dependências do Pica Pau Country Club, em Araguari, e ocupa uma área de cerca de 5 mil metros quadrados. Este ano cerca de 80 expositores ocupam cerca de 100 estandes.  

 

Fenicafé - A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil. Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.