FENICAFÉ: Brasil deve pagar contribuição para OIC até o dia 04 de abril - CNC

No ano de 2016, o Brasil não pôde participar das comissões nem ter voz na Organização Internacional do Café (OIC) porque não tinha pago sua contribuição para a entidade. Já no ano passado, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, determinou o pagamento da taxa, retirando os recursos de sua verba de gabinete.

A informação foi repassada pelo presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, durante a Feira Nacional da Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé 2018), que ocorre até amanhã em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Segundo ele, o fato está se repetindo em 2018. “Até hoje não pagamos a contribuição para a OIC. Mas Novacki já se comprometeu e pagará a taxa até o dia 04 de abril, disse Brasileiro, “para que possamos estar no dia 07 na reunião que acontecerá no México, representando o Brasil”, assinalou.

    

Fenicafé - A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento acontece até quinta-feira(15), no Pica Pau Country Club em Araguari, no Triangulo Mineiro. (Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS)