Ninguém preserva mais o ambiente que o produtor rural, garante pesquisador da Embrapa

Evaristo de Miranda - Chefe Geral da Embrapa Territorial, falou sobre a atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil

 

O pesquisador da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda, apresentou na Fenicafé gráficos mostrando a atribuição, ocupação e uso das terras do território brasileiro, incluindo dados do CAR – Cadastro Ambiental Rural. Ele mostrou no evento o papel do produtor rural na preservação do meio ambiente no Brasil.

De acordo com dados divulgados por Miranda, nos últimos 20 anos muitas unidades de conservação foram criadas no Brasil, incluindo APA – Área de Preservação Ambiental. “Cerca de 30% de todo território nacional é preservado”, afirma, dizendo que o Brasil se destaca entre os países que mais preserva o seu território no mundo. “O Brasil preserva três vezes mais que os outros países, com uma qualidade que não encontra em outras localidades”, garante.

O pesquisador fez questão de apresentar o papel do produtor rural na preservação ambiental. Segundo o pesquisador, não há, no Brasil, nenhuma categoria profissional que preserve tanto o meio ambiente como os agricultores.

Com base no estudo do CAR, na região de Araguari, por exemplo, o agricultor preserva cerca de 30% do seu patrimônio. “Ele dedica um terço do seu capital a preservação da natureza, da biodiversidade, muito mais que o exigido pela lei. E muita gente desconhece o quanto os produtores preservam”, afirma, dizendo que esses dados fazem parte de estudos realizados pela Embrapa Territorial, com base em pesquisas realizadas por satélite e dados do CAR.

Fenicafé - A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento acontece até quinta-feira(15), no Pica Pau Country Club em Araguari, no Triangulo Mineiro.