FENICAFÉ: Temos que ver o produtor de conilon como um concorrente - Cooxupé

Araguari – O superintendente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Lúcio Dias, falou durante a Fenicafé - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que está sendo realizada em Araguari, cerrado de Minas Gerais, sobre o avanço do conilon no mercado.

 “Não acredito que o consumo de café arábica tenha caído no ano passado. Nossa participação em vendas de grão verde, torrado e moído para o mercado interno aumentou, na verdade. Acredito que a maior procura do conilon pela indústria esteja ligado à questão preço. Aliás, vejo o aumento do uso de conilon pela indústria como um problema. Quanto mais retiramos o conilon do blend, mais aumentam as nossas vendas”, apontou.

Segundo o superintendente da Cooxupé, os produtores de café arábica têm que enxergar os produtores de conilon como concorrentes, “pois o que eles produzem é outra coisa”, enfatizou. “Quando aumenta a quantidade de café robusta na bebida, a pessoa diminui o consumo”, salientou.

Brasileiro pediu união dos produtores e lideranças do setor. “A única forma de sermos fortes, de defendermos o nosso dia a dia na cultura do café, é através da união. Isso é básico. Precisamos estar juntos, fortalecendo nossas lideranças, reconhecendo seu mérito, porque assim seremos fortes e alcançaremos nossos objetivos. Acredito muito na cafeicultura e tenho certeza de que o café tem jeito, mas ele dependerá de cada um de nós, de nossa atitude, da nossa atenção e, sobretudo, de nossa participação”, apontou.

 

Fenicafé - A feira é uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil. Este ano, a feira acontece de 21 a 23 de março de 2017, no Pica Pau Country Club, em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

                Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br

 www.facebook.com/fenicafe

 www.youtube.com/fenicafeari

www.instagram.com/fenicafe

 

Fábio Rübenich/Agência SAFRAS