Especialista em segurança da Cemig dá dicas durante a Fenicafé

Marcos Alcides fala sobre como conviver com energia elétrica de forma segura

Na zona rural, é preciso ter muita atenção à utilização de máquinas agrícolas para a preparação do solo e colheita da safra. Para falar sobre o assunto, o técnico em segurança do trabalho da Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, Marcos Alcides, falou sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica na área rural durante a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que foi realizada em Araguari no Triângulo Mineiro, de 05 a 07 de Abril.

Durante sua palestra, Alcides deixou um alerta aos produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre os riscos de manuseios de máquinas agrícolas próximas às redes de energia elétrica. “Nunca estacione ou opere máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica. É importante manter uma distância mínima de cinco metros de qualquer tipo estrutura elétrica e de três metros do cabo condutor”, explica.

O trabalhador deve conhecer bem o local onde irá operar a máquina. Dessa forma, ele vai evitar se surpreender com a rede elétrica e evitar acidentes que podem ser até fatais. Além disso, uma colisão com uma estrutura pode causar transtornos e interromper o fornecimento de energia para outras pessoas da região.

Além disso, devem-se evitar podas de árvores e roçadas próximas a fios de energia. A instalação de postes – bem como outras obras e reformas – no interior de propriedades rurais deve ser feita com as devidas medidas de segurança e por profissionais capacitados.

A Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil.

A feira é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Fenicafé 2022 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, Instagram: @fenicafé www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.