FENICAFÉ: Para CNC, Brasil enfrenta concentração de oferta, não excesso

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro participou nesta terça-feira(19) da solenidade de abertura da 24ª edição da Fenicafé - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, em Araguari, no Cerrado de Minas Gerais, uma das mais importantes regiões produtoras de café do Brasil e do mundo.

Em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, Brasileiro negou que o setor esteja enfrentando um excesso de oferta neste momento depois da grande e recorde safra colhida no ano passado (61,7 milhões de sacas de 60 quilos, segundo a Companhia Nacional do Abastecimento – Conab, ou 63,7 milhões de sacas, conforme projeção da consultoria SAFRAS & Mercado).

“Todos dizem que produzimos uma supersafra, mas não... Produzimos uma safra suficiente para abastecer o nosso mercado e também a exportação. Se somarmos o estoque de passagem do ano passado, em torno de nove milhões de sacas, na posição 31 de março de 2018, mais o excedente gerado agora, de cerca de 5,7 milhões de sacas, vamos chegar a 15 milhões de sacas, que é nosso estoque atual. Isso, somado à safra que deveremos colher agora em 2019, de 50 a 54 milhões de sacas, média de 52 milhões, segundo a Conab, dá 67 milhões de sacas. Se colocarmos 37 milhões de sacas para a exportação mais 22 milhões de consumo interno, chegamos a 59 milhões de sacas! Então teremos uma oferta menor nesse ano em comparação ao ano passado... Logo, não há excesso de oferta, mas sim concentração”, enfatizou.

Em 2019, a Fenicafé apresenta o tema: “Conecte-se ao futuro da cafeicultura”, apresentando a melhora na qualidade da cafeicultura irrigada através da tecnologia. O evento, que acontece até quinta-feira(21) em Araguari no Triangulo Mineiro, é um local para aprendizado e para realização de bons negócios com projeção para a revolução que o setor vem sofrendo nos últimos anos.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.fenicafé.com.br. Em breve serão abertas as inscrições para os interessados em participar do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. (Com Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS)