Política do setor tem que estar focada na promoção do consumo

 

O Brasil é o verdadeiro “maestro” da produção mundial de café, liderando o ranking de produtores, ao mesmo tempo que se destaca como grande consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado (MG), Francisco Sérgio de Assis, o setor passa por uma crise, com preços baixos, e necessita apostar em uma política que esteja focada exatamente na promoção do consumo, em parceria com outros países produtores.

 “Esta é a linguagem que temos que utilizar. Soluções mirabolantes não adiantam... Plantou, produziu, excesso de oferta... Isto é cíclico, ou seja, isso vai voltar. E nós, com o planejamento correto, vamos superar a crise”, salientou Assis, em manifestação na Fenicafé - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, em Araguari, no Cerrado de Minas Gerais.

FENICAFÉ - A feira é voltada para a cafeicultura irrigada incluindo o processo de cultivo, plantio, manejo e colheita. É também um local para a divulgação de pesquisas e uma vitrine para as empresas expositoras que produzem produtos voltados para a cafeicultura.

O evento atrai todos os anos um público bem específico – produtores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes que buscam conhecimentos na área de irrigação e cultivo de café. Todos os anos, passam pela Fenicafé um público médio de 20 mil pessoas, durante os três dias de evento. (Por Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS)