Café Agro Jovem atrai estudantes para a Fenicafé

Mais de 3,2 mil estudantes, entre 11 e 16 anos, devem participar da Café Agro Jovem – um projeto paralelo realizado na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé. O objetivo é apresentar aos jovens o mesmo conteúdo técnico oferecido aos produtores durante a maior feira de irrigação em cafeicultura do Brasil.
Realizado pela prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e apoio das secretarias de Educação e Agricultura, o projeto conta com a parceria da Cocaccer, Sebrae e Aralactea.
“A ideia é proporcionar a mesma imersão que os produtores vivem na Fenicafé, aos nossos jovens. Mais do que apresentar as profissões, nosso objetivo é mostrar experiências. Incluindo a importância da certificação, da denominação de origem e o porquê o café é tão representativo em nossa cidade”, explica Diogo Machado Cunha Souza, presidente da FAEC.
Através da Fazenda Digital, do Sebrae, os estudantes podem conhecer as inovações do agronegócio. “Assim eles podem conhecer o ciclo do agronegócio como um todo e suas ações voltadas a sustentabilidade”.
Este ano, um pavilhão foi dedicado ao projeto.

Desafio – O Café Agro Jovem não se limita somente à Fenicafé. Ao longo do ano, os estudantes do ensino médio vão ser incentivados a se envolver em projetos ligados à agricultura. “Os dez melhores serão escolhidos para fazerem parte de uma incubadora”, finaliza.

A Fenicafé - Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé congrega simultaneamente três eventos, o 26º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado, a 25ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 23º Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento segue até sexta-feira(31), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. O evento faz parte da programação da Café Agro, que começa com o conteúdo técnico da Fenicafé e se encerra com os shows da ExpoAraguari: Clayton e Romário(30/03), Israel e Rodolfo (31/03), Matogrosso e Mathias (01/04) e Lucas Lucco (02/04).