Cerrado de Minas Gerais deve produzir de 6 a 6,5 mi scs em 2023
A região do Cerrado de Minas Gerais deverá produzir uma safra de café parecida em termos de produtividade e volume com a colhida no ano de 2021.
Em entrevista durante a Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, disse que a região deve produzir entre 6 a 6,5 milhões de sacas de 50 quilos na safra 2023. A colheita do café arábica inicia entre o final de maio e o início de junho.
“A safra está se desenvolvendo bem. Choveu bastante nos últimos meses, e agora parou. Já as temperaturas estão altas, acima do normal para esta época. Mesmo assim, deveremos ter uma safra bastante parecida com 2021”, salientou o dirigente da Cooxupé.
A safra poderia ser maior, não fossem as perdas de áreas para as geadas severas registradas em 2021. Houve ainda migração de parte dessas áreas para a produção de grãos, como a soja e o milho. “Então, não vamos alcançar o potencial máximo em 2023. Ainda estamos avaliando o quanto de área perdemos para a soja. Mas ainda assim, teremos uma safra de média a boa”, enfatizou Assis.(Com Fábio Rübenich - Agência SAFRAS)
A Fenicafé segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari. O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.
Fenicafé 2023 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura
Dias: 28 a 31 de março de 2023
Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco
Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe - www.fenicafe.com.br. @fenicafe - www.youtube.com/fenicafeari.