Desenvolvimento da safra 2023 na área de atuação da Cooxupé está ‘muito bom’

Faltando pouco mais de dois meses para o início da colheita da safra 2023 de café arábica na área de atuação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), o desenvolvimento dos frutos é considerado “muito bom”.

Em entrevista durante a Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro, o vice-presidente da Cooxupé, Oswaldo Bachião Filho, disse que o clima desde setembro nas áreas sob supervisão da cooperativa é muito agradável. “Tivemos bastante chuva, o que até atrasou um pouco os tratos culturais, mas o importante é que não faltou chuva. As temperaturas foram agradáveis desde então, e as árvores de café arábica gostam muito de temperaturas agradáveis. Então, o desenvolvimento da safra é muito bom”, disse ele.

A Cooxupé acredita que a renda do café (quantidade de litros por saca de café beneficiado) voltará ao normal em 2023, até mesmo superando os índices de 2022, quando houve perda bastante significativa, consequência de adversidades como geadas e estiagem nos anos imediatamente anteriores.

“Acredito que em termos de produtividade e volume, a safra 2023 será bastante parecida com 2021, embora ainda longe do potencial visto em 2020. Mas 2023 será um ano de recuperação e projetamos que 2024 venha a ser ainda mais promissor para o nosso cooperado, que terá melhores condições, assim, de tomar as decisões mais acertadas e na hora melhor em termos de comercialização”, apontou o vice-presidente da Cooxupé.

Bachião Filho pontuou ainda que a safra de 2023 vai cumprir seu potencial inicial. “Não será nem maior nem menor do que o imaginado. Temos que lembrar que tivemos 17% das áreas de café de Minas Gerais atingidas por geadas em 2021, e que praticamente toda essa área ainda está fora de produção, e houve áreas que foram erradicadas e deram lugar à produção de grãos (soja e milho). Então, a safra 2023 tende a ser muito parecida com a de 2021, com um clima muito melhor a partir de setembro, espetacular até, dentro da normalidade, bem diferente dos últimos três anos”. 

A Cooxupé possui mais de 18 mil cooperados, sendo mais de 97% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. A Cooperativa recebe café produzido em mais de 300 municípios de sua área de ação, localizada no sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). (Com Fábio Rübenich - Agência SAFRAS)

 

A Fenicafé  segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari.  O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

 

Fenicafé 2023 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 28 a 31 de março de 2023

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe - www.fenicafe.com.br. @fenicafe - www.youtube.com/fenicafeari.