“Precisamos monetizar a nossa terra”, afirma economista

Luciana Martins, CEO da MPrado Cooperativas, fala sobre “Agronegócio 2030: Cenários e Tendência” na Fenicafé

A CEO Luciana Martins, da MPrado Cooperativas, fez a palestra de abertura da Fenicafé - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, nesta terça-feira (28), em Araguari, no Triângulo Mineiro. Abordando o tema “O Agro no Brasil”, Luciana apresentou o “Agronegócio 2030: Cenários e Tendência”.

“Precisamos monetizar a nossa terra para que ela seja rentável e lucrativa”, afirma. Segundo Luciana Martins, o maior patrimônio de uma propriedade, enquanto produtor, é o pé de café. “Não controlamos o clima, o mercado, o dólar, muito menos o valor da commodity, mas temos que ser resilientes para controlar o que é possível dentro da propriedade. E como isso pode ser feito? Através de planejamento”. 

O produtor deve estar atento também às linhas de crédito. “Apesar do setor praticar juros mais baixos e atrativos, normalmente parte do valor arrecadado com a venda da produção tem que ser usado para pagar os juros do financiamento”, lembra, dizendo que é aí que o lucro vai todo embora.

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

 

Fenicafé 2023 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 28 a 31 de março de 2023

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe -  www.fenicafe.com.br. @fenicafe - www.youtube.com/fenicafeari