Preços são remuneradores se for considerada apenas a “realidade de hoje” 

“Os preços do café que o produtor está recebendo hoje na porteira da fazenda é remunerador para a realidade de hoje, apenas”. A ressalva foi feita pelo presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, em entrevista durante a Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro

“A realidade da safra do ano passado é outra. Compramos adubos a seis, sete mil reais a tonelada. Foi um absurdo. Maquinaria... Tudo disparou de preços. Então, esse preço que é pago hoje ao café, comparado com o custo de produção, não é bom. Comparado com o custo de hoje, seria. Mas o custo é de um ano atrás (quando foram feitos os tratos culturais)”, ponderou Assis.

Segundo levantamento diário, o café arábica ‘bebida dura’, com 15% de catação, teve preço de R$ 1.100,00/1.120,00 a saca de 60 quilos na terça-feira (28), no comparativo com R$ 1.120,00/1.140,00 na segunda, caindo refletindo o comportamento dos contratos futuros negociados na Bolsa de Nova York.(Com Fábio Rübenich - Agência SAFRAS)

A Fenicafé  segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari.  O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

 

Fenicafé 2023 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 28 a 31 de março de 2023

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe - www.fenicafe.com.br. @fenicafe - www.youtube.com/fenicafeari.