Seca e geadas deixaram produtores mais inseguros no momento da comercialização - Cooxupé

O mercado de café segue bastante volátil, dificultando as tomadas de decisão por parte do produtor na hora de comercializar sua safra. Hoje, em Nova York, as cotações futuras do café arábica voltaram a tombar, com o primeiro contrato rompendo a linha dos US$ 1,70 por libra, caindo mais de 2% no dia. 

Em entrevista durante a Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro, o vice-presidente da Cooperativa Nacional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Oswaldo Bachião Filho, falou sobre como o produtor vem lidando com toda essa volatilidade.

“O produtor ficou muito inseguro sobre o que fazer, pois perdeu a referência de sua produtividade nestes últimos anos, quando as safras foram bastante afetadas por adversidades climáticas, por seca e geadas. Mas agora acredito que, para a safra 2023, com o clima voltando ao normal, se não tivermos geadas, o produtor vai voltar a ter mais segurança na hora da comercialização. Essa dúvida dos produtores é compreensível, uma vez que ele enfrentou muitos problemas com a falta de chuvas e ainda com as geadas. Tudo isso os deixam bastante cautelosos no momento de negociar o café, ainda mais que havia pouca quantidade para ser vendida”, salientou o dirigente da Cooxupé. (Com Fábio Rübenich - Agência SAFRAS)

A Fenicafé  segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari.  O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal de Araguari.

 

Fenicafé 2023 - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 28 a 31 de março de 2023

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: @fenicafe - www.fenicafe.com.br. @fenicafe - www.youtube.com/fenicafeari.